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Como o Comportamento do Consumidor pode revolucionar seu 2022?
O que é o comportamento do consumidor?
Com o fim do ano batendo à nossa porta é preciso começar a se preparar para as novas oportunidades que 2022 pode nos trazer.
De estratégias de marketing inovadoras a frameworks de trabalho que nos ajudam a crescer cada vez mais, nenhum deles é tão produtivo e essencial para uma empresa quanto o comportamento do consumidor!
Já faz alguns anos que sabemos que o cliente precisa ser o ponto central de todas as medidas que uma marca toma. Contudo, hoje já não basta mais apenas saber quem o público é para isso.
Se você deseja dar um passo além e conquistar mais clientes em 2022, você precisa se aprofundar nos assuntos do comportamento do consumidor. Para isso, trouxemos esse conteúdo completo no qual você vai ser capaz de aprender o que ele é e como pode usufruir de seus benefícios.
O que é o comportamento do consumidor?
Podemos entender o comportamento do consumidor como sendo todas as ações recorrentes que um segmento do público faz durante um consumo. Ou seja, são as tendências de ações que os seus clientes têm.
A grande carta na manga desse comportamento é que ele é personalizado de acordo com os diferentes públicos alvo. Por um lado isso dificulta um pouco nossa vida, pois quer dizer que teremos que mapear e remapear esse comportamento constantemente para ter certeza que ele se encaixa com o nosso público.
Porém, isso também é uma vantagem porque permite uma maior aproximação com os consumidores, bem como um direcionamento mais certeiro e produtivo das estratégias de marketing.
Mas talvez uma questão que você pode estar pensando é: por que motivo precisamos fazer esse mapeamento e estudar o comportamento do consumidor se já sabemos como ele age? Bem, você tem certeza que sabe?
Para que possamos notar como o comportamento dos clientes muda de forma muito rápida vamos fazer uma comparação.
Se coloque no lugar de um consumidor que deseja comprar uma nova televisão há uma década atrás, ou seja, em 2011. Quais os passos que ele tomaria?
Você poderia dizer que ele visitou as lojas da sua região, perguntou para alguns amigos e parentes por sugestões e adquiriu sua TV.
Apenas 10 anos depois esse processo está totalmente alterado. Isso porque, hoje, o movimento natural não é mais esse que mostramos, mas sim o uso da internet como meio intermediário do consumo.
Ou seja, assim que o cliente percebe uma necessidade ele vai logo “dar um Google” e pesquisar suas opções!
Essa mudança é tão significativa e impactante para a relação empresa e consumidor que fica até um pouco difícil medir, mas pense que se a internet é o novo e mais constante meio de contato, está nela, e saber como usufruir de suas vantagens, é essencial.
Assim, o que podemos concluir daqui é que o comportamento do consumidor não é uma constante, e muda de acordo com o desenvolvimento tecnológico. Sendo que esse desenvolvimento está a cada dia mais acelerado, é dever das empresas acompanharem os novos comportamentos.
Como posso usar o comportamento do consumidor?
Agora que já sabemos o que é esse comportamento, é hora de pensar como usufruir dele, e para isso o primeiro passo é identificar o comportamento do seu público.
Para tal indicamos o uso de uma jornada do cliente. Definida como um mapeamento completo e detalhado de cada um dos passos que levam um consumidor do estágio de necessidade de consumo (pré venda) até o fim do pós venda, essa jornada vai te ajudar a entender o que seu cliente faz.
Mapeá-la é um processo simples, mas que ainda assim se torna trabalhoso. Isso porque nós precisamos trabalhar com os detalhes que formam a sua empresa para que o mapa seja fiel aos clientes.
Assim, os passos que compõem a construção de uma jornada do cliente são:
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Identificação e estudo da persona da empresa
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mapeamento dos pontos de contato
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Desenvolvimento de uma hipótese
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Metrificação e testes da nova jornada do cliente
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Implementação da jornada com os ajustes necessários
Se você quiser aprender mais sobre a jornada do cliente e conhecer esses passos de forma detalhada, pode acessar esse conteúdo que separamos para você!
Entretanto, aqui nosso foco é te mostrar que com esse mapeamento, e com os conhecimentos adquiridos durante o seu desenvolvimento, você será capaz de reconhecer quais são os comportamentos recorrentes que fazem parte do dia a dia de consumo do seu público.
O impacto disso em uma empresa é o direcionamento mais preciso de estratégias de marketing que acompanhem esse comportamento, o desenvolvimento de uma relação mais sólida com os clientes, a possibilidade de melhorias em pontos como a usabilidade da sua empresa, customer experience e customer success ta,bém entram aqui, além de muitos outros pontos.
Falando assim, até parece que o comportamento do consumidor é uma estratégia de gestão de clientes mágica capaz de fazer você se tornar um líder de mercado da noite para o dia. Na prática não é bem assim, mas é quase!
Isso pelo motivo de que ao conhecer esse comportamento você estará, quase que automaticamente, na frente de seus concorrentes.
Usar o modo de agir dos consumidores para conquistar eles ainda é uma prática muito pouco utilizada no mercado, o que faz com que ela se torne inovadora para quem a aplica.
Dessa maneira, invista nesse comportamento para que possa usufruir do que seu próprio público te oferecer. Mas antes de terminarmos, vale ressaltar que do mesmo jeito que esse comportamento varia de segmento para segmento de mercado, ele pode variar também dentro de uma mesma empresa.
Isso quer dizer que para cada persona que sua marca tiver é necessário um mapeamento diferente da jornada para identificar suas particularidades. E não se esqueça de manter esse acompanhamento constante para que ele possa ser produtivo.
Conclusão
O comportamento do consumidor é uma estratégia de gestão que está aí, pronta para ser usada por nós, mas que nem sempre recebe a atenção que merece.
Comece a implementar o modo de agir dos seus clientes como uma das diretrizes guia da sua empresa e veja como conquistar e fidelizar o público se torna muito mais simples!
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