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Reclamações contra bancos aumentam 10,83% em março, aponta BC
O número de queixas contra os bancos aumentou 10,83% no mês passado, frente a fevereiro
Roberta de Matos Vilas Boas
O número de queixas contra os bancos aumentou 10,83% no mês passado, frente a fevereiro, revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central na quinta-feira (16). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 3.030 casos em março, contra 2.734 um mês antes.
Santander lidera
No terceiro mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Santander, cujo índice de reclamações foi de 3,85 a cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Itaú, HSBC, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de março e fevereiro deste ano e março de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 3.030 casos em março, contra 2.734 um mês antes.
Santander lidera
No terceiro mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Santander, cujo índice de reclamações foi de 3,85 a cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Itaú, HSBC, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de março e fevereiro deste ano e março de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
Instituição | Índice Março 2008 | Índice Fevereiro 2009 | Índice Março 2009 | Principal reclamação |
Santander | - | 2,63 | 3,85 | Fornecimento de informação (25,74%) |
Itaú | - | 2,87 | 3,31 | Atendimento (14,13%) |
HSBC | - | 5,84 | 2,88 | Atendimento (16,25%) |
Caixa Econômica Federal | 1,59 | - | 2,17 | Atendimento (27,13%) |
Bradesco | 2,58 | 2,68 | 2,06 | Fornecimento de documentos (24,75%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
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