Notícias

Internet influencia a gestão de pessoas

Mídias sociais permitem que os processos de seleção comecem antes mesmo das vagas serem divulgadas

 

A evolução da tecnologia, em especial da internet, afetam a maneira como as pessoas se relacionam, a forma como elas consomem produtos e serviços e até mesmo trazem mudanças significativas na vida profissional. O mercado de trabalho se adapta as novas realidades e usa o que a internet tem de melhor a seu favor. “O uso da rede mundial de computadores pelas empresas pode ter vários objetivos. Os principais são facilitar os processos de recrutamento e seleção e construir uma imagem positiva e transparente das organizações”, afirma a analista de recursos humanos da Global Network Mônica Veridiano.

Na gestão de pessoas a internet possui um papel duplo: funciona como vitrine de talentos e serve como uma ferramenta de divulgação da empresa. “Os profissionais de recursos humanos aproveitam plataformas como as redes sociais para captar profissionais talentosos e qualificados, que podem ou não ser das empresas concorrentes. Isto torna o processo mais barato, assertivo e rápido, já que é possível entrar em contato diretamente com o profissional desejado”, explica.

O Orkut, o Linkedin, o Facebook, as comunidades virtuais, fóruns de discussão, são apenas alguns dos espaços virtuais dos quais é possível tirar muito proveito. “Os selecionadores podem alcançar o público-alvo desejado, divulgar vagas, solicitar currículos e ter acessos a informações que muitas vezes não ficam claras durante os processos seletivos convencionais. Todo este conhecimento contribui para um mapeamento mais realista do mercado”, ressalta a especialista.

Por outro lado, as empresas podem se expor de modo a atrair – e ao mesmo tempo – afastar candidatos. Permitir o acesso a cultura organizacional, as políticas salariais, as condições de trabalho e aos benefícios que a organização pode oferecer aos seus colaboradores é uma maneira interessante de aproximar talentos. “Assim somente quem realmente tem interesse em trabalhar na organização irá se candidatar, evitando desperdício de tempo”, observa.

A imagem que a empresa possui na internet também é importante. Atuais colaboradores, ex-funcionários e o mercado no qual ela atua podem elevar positivamente a imagem ou denegri-la. “Tudo depende de como a organização se relaciona com estes públicos. Seja dentro ou fora da internet, valores como respeito, ética e transparência são primordiais, especialmente em tempos que esconder pontos negativos é praticamente impossível”, acrescenta.

Global Network

 

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7042 5.7052
Euro/Real Brasileiro 6.1397 6.1477
Atualizado em: 23/10/2024 13:24