Notícias

Como diversificar seu negócio sem perder o foco?

Afinal, o que é foco?

Diversificar a atuação de uma empresa, muitas vezes, é inevitável, para ela se manter firme no mercado em que atua. É muito comum, no entanto, que as organizações se percam nesse percurso e acabem piorando uma situação que, em muitos casos, já é ruim. E o principal motivo para o fracasso, geralmente, é a falta de foco.

Com o objetivo de auxiliar empreendedores nesse processo, o meuSucesso trouxe para a First Class o professor Luiz Roberto Carnier, que apresentou orientações extremamente relevantes. Para ele, o primeiro passo é a empresa definir de maneira clara o que, de fato, significa ter foco.

"O que é foco? É você se concentrar no que você tem de melhor, porque é aquilo que você tem de melhor que vai fazer seu grande sucesso", destaca o professor. Ele ressalta que, por mais que a empresa amplie sua gama de produtos ou serviços, faça uma mudança aqui, outra acolá, é fundamental manter sempre a essência.

Qual é o seu negócio?

Para identificar o que vai estar em foco, o empreendedor deve se fazer a seguinte pergunta: Qual é o meu negócio? A princípio, isso parece simples de se responder. Mas, na prática, não é. Para exemplificar, Carnier cita uma frase de Peter Drucker que é bastante ilustrativa dessa questão: "Não me ofereça sapatos. Ofereça-me conforto para meus pés e o prazer de caminhar".

Isso significa olhar a empresa de maneira ampla, com a capacidade de enxergar sua totalidade, sua missão e seus objetivos. "O que é, por exemplo, o negócio da Disney? Sonhos e fantasias. O da Apple? Criar produtos e soluções incríveis", explica o professor.

Por fim, para definir seu negócio, você deve levar em conta esses três fatores: 1 - Ambiente da organização; 2 - Missão clara do negócio da organização; 3 - Competências para cumprir a missão.

A importância da estratégia: o foco

Todo processo de mudança precisa ser planejando. E o plano precisa ser estratégico. Afinal, como explica Michael Porter, "estratégia é fechar o foco".

Estratégia, segundo Porter: "Um conjunto diferenciado de competências e atividades resultando em uma combinação única de proposição de valor". "Isso significar dizer o que fazer (e o que não fazer), para quem (e para quem não), por que comprarão de nós (e por que não) e quais os segmentos prioritários", explica Carnier.

Nesse caminho, é preciso ainda ter em mente que uma boa estratégia deve ser diferente, difícil de ser copiada e ter valor.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8673 5.8694
Euro/Real Brasileiro 6.3547 6.3627
Atualizado em: 01/11/2024 20:59