Notícias

A inevitável concorrência

Não tem jeito: ela existe. E é melhor conhecê-la!

Vista como inimiga muitas vezes, a concorrência carrega consigo um fardo injusto, porque ela faz bem, atrai mais mercados e atua como um crítico permanente, nos tirando da zona de conforto. Mas para enfrenta-la, é importante:

- Saber quem é seu público alvo;

- Conhecer e monitorar a concorrência;

- Buscar um diferencial competitivo.

Conhecer o público envolve saber quem você busca como cliente (sexo, idade, classe social...) e qual seu alcance (bairro, região, país). Sua localização também influencia essa questão: uma padaria de bairro tem um perfil de concorrência diferente de uma padaria num local de grande fluxo de pessoas.

Entendidas essas questões, nada melhor que visitar a concorrência, consumindo seus produtos e serviços, fazendo as vezes de cliente oculto. Nessas ocasiões, aproveite para analisar atendimento, espaço físico, equipamentos, meios de fidelização, etc. Só conhecendo o que está sendo oferecido ao cliente é que você pode se diferenciar, fugindo da guerra de preços.

Uma referência é fazer análise num raio de 3Km, mas claro que isso depende do seu negócio. E não deixe de planejar em check list o que vai observar nessas visitas.

Quando você acompanha a movimentação do seu concorrente, isso lhe permite ter uma ação proativa, e criativa, tirando você da defesa. Ocasionalmente você pode até se juntar ao concorrente para criar nichos ou obter descontos.

Pense nisso.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7508 5.7517
Euro/Real Brasileiro 6.2617 6.2775
Atualizado em: 05/11/2024 23:51