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Como treinar o time para captação de clientes? 2

É grande o desafio do gestor para despertar o interesse e habilidade dos vendedores na prospecção de clientes. Em muitos casos, existe uma visão equivocada da equipe em relação ao processo de vendas, considerando que ele se restringe apenas ao fec

É grande o desafio do gestor para despertar o interesse e habilidade dos vendedores na prospecção de clientes. Em muitos casos, existe uma visão equivocada da equipe em relação ao processo de vendas, considerando que ele se restringe apenas ao fechamento de um negócio. Esse problema pode ser também falta de responsabilidade da empresa, que não oferece aos funcionários as ferramentas adequadas para a prospecção.

Listamos algumas dicas para que você consiga treinar o time para a captação de clientes de modo mais prático e eficiente. Confira:

nalise seu time de vendas

Para melhorar a captação de clientes você precisa conhecer a sua equipe, identificando as potencialidades de cada integrante. Essas informações vão te ajudar a compreender como as habilidades individuais podem contribuir para a captação de clientes e quais os pontos que precisam ser trabalhados para deixar o time ainda mais forte.

Ofereça treinamento regular

Com o perfil definido do seu time de vendas, você pode começar um treinamento específico para a captação de clientes. Apresente os objetivos da empresa em relação ao assunto e as habilidades necessárias para que esses objetivos sejam alcançados.

Esse treinamento deve ser regular para acompanhar as dinâmicas dos processos e transformações do mercado.

Conheça profundamente seu produto/serviço

A captação de clientes depende muito do conhecimento que sua equipe de vendas transmite aos consumidores em potencial. Uma ideia é fazer workshops em que você pode apresentar um estudo detalhado sobre esse produto ou serviço, com os pontos fortes e fracos, e o público-alvo que se espera atingir.

Além disso, é importante mostrar à equipe de vendas a importância do conhecimento detalhado do produto ou serviço no processo de captação de clientes.

Pesquise a concorrência

Um dos maiores erros na captação de clientes é focar apenas no produto ou serviço do seu negócio e esquecer de acompanhar o que a concorrência tem oferecido e como ela tem trabalhado para aumentar as vendas. Ter essas informações em mãos ajuda seu time de vendas a elaborar estratégias mais eficazes e certeiras na captação dos clientes em potencial.

Invista nos elementos chave da captação de clientes

Mostre para seu time de vendas a importância de um trabalho de excelência e focado nos pequenos detalhes, que vai de uma boa comunicação verbal e escrita e passa pela habilidade de argumentação. Erros de português transmitem uma ideia de desleixo não apenas do colaborador em questão, como também da empresa. Já a argumentação é um fator decisivo na captação e é importante, desde o primeiro contato, que o vendedor saiba apresentar o produto/serviço como solução para o problema dele.

Lembre o seu time de vendas que um cliente bem atendido pode abrir as portas para a prospecção de novos.

Ofereça feedback constante

O feedback é um importante aliado para a captação de clientes. Com a análise das ações positivas e dos pontos a melhorar, você e sua equipe terão as informações necessárias para aprimorar os resultados das vendas. O feedback funciona ainda como uma ferramenta de motivação para sua equipe e indica o reconhecimento da gestão pelo trabalho desempenhado.

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