Notícias

​O que fazer para transformar as metas em práticas diárias

A maior dificuldade é tirar as ideias do papel. Isso pode acontecer por medo, falta de organização ou planejamento específico

Sabe aquelas metas que muitos se propõem todo começo de ano? Sair do vermelho, fazer atividade física, comprar ou trocar de carro, perder peso, reformar a casa, aprender uma nova língua... Bom, o primeiro semestre já acabou e muita gente ainda nem começou a colocar o planejamento em prática. Mas o que fazer então?

A maior dificuldade é tirar as ideias do papel. Isso pode acontecer por medo, falta de organização ou planejamento específico. “Pessoas com perfil mais organizado tendem a planejar suas metas. Para isso, precisamos nos projetar no futuro e ver se temos condições de viver a mudança desejada. Quando não conseguimos nos imaginar nessa situação, aí sim podemos ver o plano ir por água abaixo”, explica o psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção.

Não conseguir cumprir essas metas pode gerar frustração e desânimo, por isso, além de analisar se os sonhos estão dentro de uma realidade possível, uma alternativa é seguir um cronograma com atividades mais simples e depois passar para os desejos maiores. “Acordar mais cedo, fazer atividades físicas, alimentar-se bem e cultivar bons hábitos são um primeiro passo. Para os que buscam traçar metas com êxito, tratem-nas como desejo, pois tudo que é nosso desejo é mais importante”, orienta o psicólogo.

Entre as promessas, iniciar uma atividade física está entre as mais cotadas. Com tantas opções, é preciso procurar uma modalidade que seja prazerosa e que tenha horários que se encaixem na sua rotina. “Para quem é sedentário, atividades como o Pilates, por exemplo, são ideais, pois permitem uma experiência positiva de movimento, ajudando a promover o bem-estar em todos os sentidos. Além de fortalecer a musculatura, o método trabalha o centro de força, a flexibilidade, o equilíbrio, a postura, o controle e a concentração, fazendo bem para o corpo e a mente”, observa a fisioterapeuta da Equilibra, Marluce Maia.

Se a meta é financeira, é preciso disciplina. “Contas no vermelho indicam que você gastou mais do que ganhou ou perdeu o controle dos seus gastos”, alerta Amanda Aires, professora de economia da DeVry Brasil. O primeiro passo é ter total controle do quanto você ganha e, principalmente, do quanto gasta. Mantenha um orçamento doméstico, com uma lista de todas as despesas e receitas. Detalhe os credores, o valor de cada dívida e os prazos de quitação. Inclua também contas esporádicas como IPTU e seguro do carro. Além das tradicionais planilhas de excel, há vários aplicativos que podem ajudar a manter as finanças sob controle. “Com base nessas informações, é possível entender a composição dos gastos e começar a fazer um planejamento financeiro”, explica Amanda.

Dicas para cuidar do tempo

Uma grande ajuda para quem procura planejar melhor e executar seus planos é buscar inspiração em livros, filmes e podcasts. Uma boa indicação de livro para quem quer organizar a vida pessoal, profissional e familiar é "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg.

Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas vidas. No cinema, uma fonte de inspiração é o drama "Um Sonho de Liberdade", de 1995. É a história de Andy Dufresne, que cumpre pena perpétua por um crime que não cometeu. O filme evidencia a importância do planejamento para atingir objetivos.

Podcasts são bastante eficazes para quem quer adquirir conhecimento e realizar uma outra atividade ao mesmo tempo. São arquivos de áudio que podem ser consumidos durante o trajeto do trabalho para casa, numa caminhada, nos treinos físicos ou fazendo as tarefas domésticas. São muitos temas, inclusive sobre planejamento e administração de tempo. E o melhor, podem ser ouvidos no computador, tablet ou telefone.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7925 5.7934
Euro/Real Brasileiro 6.199 6.207
Atualizado em: 06/11/2024 10:44