Notícias
5 truques que lojas usam para os clientes gastarem mais
Arquiteta e designer conta a EXAME.com algumas técnicas usadas em pequenos comércios para alavancar o consumo. Confira (e aplique no seu negócio):
A vida não está nada fácil para quem tem um negócio no mundo do comércio. A crise econômica vem prejudicando os resultados do setor – apenas no acumulado de 2016, as vendas no varejo enfrentaram um recuo de 6,2% em relação ao ano anterior.
Por isso, o empreendedor precisa desenhar uma nova estratégia de negociação de produtos e serviços se quiser sobreviver. Nessa hora, vale a pena se inspirar no que outros comércios bem sucedidos já fazem: usar técnicas simples e gratuitas para fazer seus consumidores gastarem mais.
A arquiteta e designer Cris Paola se especializou na montagem de negócios, e faz uso de alguns de truques de incentivo ao consumo aprendidos em anos de experiência.
“O primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo, antes mesmo de adquirir um ponto comercial e desenhar seu projeto de loja”, explica. “Você só terá um bom negócio e gerar facilidade ao seu cliente se conhecer os hábitos dele, e a partir daí ver quais técnicas fazem sentido no seu ramo de atuação”.
Paola elencou para EXAME.com as técnicas mais comuns que sugere a empreendedores em seu dia a dia de montagem de lojas.
Confira, a seguir, cinco truques usados pelos comércios para fazer seus consumidores gastarem mais:
1. Entre pela direita, saia pela esquerda
Destros são a maioria em todos os povos – e não é diferente no Brasil. E, se sua loja promover o movimento que um destro faria, eles se sentirão mais à vontade para olhar os produtos.
“O layout da sua loja, incluindo a arquitetura e o design de interiores, deve ter como objetivo promover uma circulação clara”, explica Paola. Ou seja: o consumidor deve se sentir inconscientemente confortável em fazer o ciclo de entrada, localização de cada categoria de produtos, caixa e saída.
A arquiteta recomenda, por exemplo, fazer a entrada de uma loja pelo lado esquerdo e a saída pelo lado direito da fachada.
Isso porque o destro tende, naturalmente, a fazer uma circulação no sentido de esquerda para a direita. Os melhores produtos também podem ser colocado à direita da entrada, porque o olhar do consumidor costuma ser para esse lado primeiro.
2. Uma recepção relaxante
Você já deve ter visto alguma loja tão abarrotada de produtos que, já na porta no estabelecimento, a claustrofobia toma conta com tantas prateleiras e araras.
É por isso que o primeiro metro do seu negócio deve ser um espaço voltado para reduzir a velocidade do consumidor – ele costuma entrar na loja após passar por uma série de estímulos, como trânsito, calçadas barulhentas e distrações de lojas concorrentes.
“Faça o que chamamos de ambientação de compras: acostume seu consumidor a deixar todas as informações do mundo exterior lá fora, e focar apenas nos seus produtos e serviços”, diz Paola.
“A entrada da loja deve ser limpa e relaxante, com os produtos mais recuados. Se você deixar itens logo na porta, o cliente nem vai percebê-los, porque estava com a cabeça nos estímulos anteriores que recebeu.”
Links Úteis
Indicadores de inflação
09/2024 | 10/2024 | 11/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,03% | 1,54% | 1,18% |
IGP-M | 0,62% | 1,52% | 1,30% |
INCC-DI | 0,58% | 0,68% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,61% | 0,33% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,80% | 1,17% |
IPC (FGV) | 0,63% | 0,30% | -0,13% |
IPCA (IBGE) | 0,44% | 0,56% | 0,39% |
IPCA-E (IBGE) | 0,13% | 0,54% | 0,62% |
IVAR (FGV) | 0,33% | -0,89% | -0,88% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.7295 | 6.7484 |
Euro/Real Brasileiro | 6.9979 | 7.0175 |
Atualizado em: 26/12/2024 04:03 |