Notícias
Tire suas dúvidas sobre como adotar o home office permanentemente após a pandemia
Mais do que uma imposição da pandemia para a salvaguarda dos trabalhadores, o trabalho remoto deve trazer uma mudança profunda na dinâmica das empresas após a crise.
Mais do que uma imposição da pandemia para a salvaguarda dos trabalhadores, o trabalho remoto deve trazer uma mudança profunda na dinâmica das empresas após a crise. Os negócios já perceberam que, se bem administrado, o home office pode se adequar às necessidades específicas do estabelecimento – tendo em vista que há possibilidade de diferentes modelos de trabalho remoto – e, ainda, gerar um impacto positivo na produtividade.
O home office permite que a empresa opte por manter os funcionários em casa durante uma parte da semana e que solicite sua presença no local apenas para determinadas atividades, ou que compareça em dias específicos. Entretanto, independentemente do desenho que o estabelecimento adotar, há uma série de regras que precisam ser observadas para que tudo esteja conforme a legislação trabalhista.
Mais do que uma imposição da pandemia para a salvaguarda dos trabalhadores, o trabalho remoto deve trazer uma mudança profunda na dinâmica das empresas após a crise. Os negócios já perceberam que, se bem administrado, o home office pode se adequar às necessidades específicas do estabelecimento – tendo em vista que há possibilidade de diferentes modelos de trabalho remoto – e, ainda, gerar um impacto positivo na produtividade.
O home office permite que a empresa opte por manter os funcionários em casa durante uma parte da semana e que solicite sua presença no local apenas para determinadas atividades, ou que compareça em dias específicos. Entretanto, independentemente do desenho que o estabelecimento adotar, há uma série de regras que precisam ser observadas para que tudo esteja conforme a legislação trabalhista.
É importante que o empresário esteja ciente das condições que a adoção permanente do home office impõe, sejam elas relacionadas ao fornecimento ou à manutenção de equipamentos laborais, ao controle de jornada, ou aos custos fixos que o funcionário terá enquanto trabalha em seu domicílio. A prevenção de riscos laborais é outro ponto que precisa de atenção.
Para que tudo isso fique mais claro ao empresário que deseja inserir permanentemente o home office na empresa, a FecomercioSP elaborou um capítulo adicional ao e-book Home office e questões trabalhistas diante da pandemia de coronavírus, material orientativo sobre a legislação trabalhista em torno do trabalho remoto, que agora está ainda mais completo. Clique aqui para acessar o conteúdo.
Links Úteis
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |